Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ceará é o Estado com maior número de centros de aborto legal

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (19) pelo jornal O Estado de S. Paulo revela que o Ceará é o Estado com o maior número de centros de referência para interrupção legal da gravidez, direcionado para mulheres vítimas de estupro, e com autorização de abordo autorizada pela Justiça.
No total são 12 centros, embora oficialmente as taxas de crime (13,4 por 100 mil habiantes) estejam bem abaixo de vários outros pontos do país, ressalta o Estado. Cruzamento de dados feito pelo Estado estampa as dificuldades que mulheres autorizadas a fazer aborto legal enfrentam no Brasil.
Roraima, que registrou mais de 52,6 casos de estupro por 100 mil habitantes, a maior taxa do País em 2010, não dispõe de nenhum centro de referência para interrupção legal da gravidez, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Em São Paulo, onde foram feitos 9.890 registros de estupro no mesmo ano, estão em funcionamento 11 serviços de referência. "Não há dúvida de que os números estão muito abaixo do que seria minimamente adequado", afirmou a secretária de enfrentamento à violência contra a mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves.
Oficialmente, existem no País 64 centros disponíveis para fazer atendimento de abortamento legal. A distribuição desses centros não obedece a nenhum critério específico. Eles são abertos de acordo com a disponibilidade das administrações locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário